terça-feira, 19 de maio de 2009

Pão de queijo




Depois de várias tentativas com várias receitas de várias fontes diferentes eis aqui a receita que deu certo. Pesquisei tantas receitas de pão de queijo que nem me lembro mais de onde eu tirei essa. Mas de qualquer forma fica aqui meu agradecimento à pessoa que tenha escrito a receita original. O Ponto falho que encontrei na maioria das receitas que peguei é que nenhuma delas ressaltava a  importância de escaldar o polvilho. Depois de muitos sacos de polvilho e de muitos pães de queijos, ora ressecados, ora duros demais; esse ficou como eu esperava que ficasse: Macio, cheiroso, saboroso como um verdadeiro pão de queijo deve ser,  um acompanhamento perfeito para o café da manhã ou tarde. Divirta-se!

Ingredientes
1 prato de queijo mineiro curado ralado
1 kg de polvilho doce
8 ovos
2 copos (250 ml) de leite
1 colher de manteiga
1 copo de óleo vegetal
3 colheres de chá de sal

Modo de preparo
Coloque o polvilho em um bowl e misture o sal. Reserve.
Junte o leite, a manteiga e o óleo e ferva-os.
Adicione a mistura fervente ao polvilho. Misture bem com uma colher de pau e deixe esfriar.
Nesse momento já vai ficar com uma textura de pão de queijo. 
Depois de frio, esfregue o polvilho delicademante entre as mãos para ficar bem soltinho. (Nesse estágio da preparação estará com aspecto parecido com uma farofa)
Quando a massa estiver fria vá acrescente os ovos um a um. Vá misturando à medida que for acrescentando os ovos. 
Adicione o Queijo e amasse até que a massa ficar bom homogênea. Nesse momendo vai grudar muito nas mãos. Não tem problema. Tenha coragem e siga em frente. Vá raspando sua mão com uma colher. Evitando perder muita massa.
Unte as mãos com óleo e faça bolinhas e coloque-as em uma forma untada com óleo.
Leve ao forno em fogo baixo. Quando tiver no final do processo de assar pode subir um pouco o forno. Mas tome cuidado para não queimar a parte de baixo dos pães de queijo.
Um variação interessante dessa receita é acrescentar no topo das bolinhas, lascas de parmesão ou de provolone. Fica crocante e delicioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário